REALIDADE

sábado, 4 de janeiro de 2020

Irã pode atacar o Estados unidos com bombas nucleares ?

A resposta do Irã à morte do segundo homem mais poderoso do país ainda é incerta, e só virá depois dos três dias de luto decretados pelo líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei.
Em Beirute, Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah — a milícia libanesa com laços históricos com o Irã — disse que “os assassinos americanos vão fracassar e combatentes do mundo inteiro rejeitam a humilhação e a arrogância dos tiranos”.
Na noite desta sexta, a TV estatal iraquiana noticiou o que seria um novo ataque. Um bombardeio americano teria atingido um acampamento das Forças de Mobilização Popular, uma milícia iraquiana apoiada pelo Irã, ao norte de Bagdá. O governo iraniano enviou uma carta às Nações Unidas em que afirma que se reserva o direito de agir em legítima defesa, de acordo com o direito internacional.
Em 2012, 16 agências de inteligência dos Estados Unidos, incluindo a CIA, informaram que o Irã estava buscando a pesquisa que lhe permita produzir armas nucleares, mas não estava tentando fazer. Os oficiais superiores de todas as principais agências de inteligência americanas afirmaram que não havia provas conclusivas de que o Irã tenha feito qualquer tentativa de produzir armas nucleares desde 2003. Em 2007 a National Inteligence Estimate e a Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos avaliaram que o Irã tinha terminado tudo "concepção da arma nuclear e armamento de trabalho", em 2003. Em 2009, a inteligência dos Estados Unidos avaliou que as intenções iranianas eram desconhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2020